;

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Porque é que o peixe é um símbolo cristão?




O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando se deu o ínicio das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e outras religiões da época, que tinham o intuito de acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus Cristo não cederam as ameaças, mesmo estando sempre sobre constantes perseguições, pressões e geralmente risco de vida, eles continuaram a confessar sua fé em Cristo, reunindo-se, ensinando e vivendo os mandamentos que Jesus havia dito. Devido as constantes perseguições, e morte de muitos cristãos, essas pessoas necessitavam, de um símbolo que identificasse sua fé, sem coloca-los em perigo, criando assim o símbolo estilizado de um peixe, ICHTHYS em grego (ΙΧΘΥΣ), que era gravado nos locais onde iriam acontecer as próximas reuniões e usado como um sinal secreto de fé. Este símbolo foi escolhido porque a palavra peixe em grego é um acróstico (são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase). As letras da palavra Ichtys (Iota, Chi, Teta, Epsilon e Sigma) constituíam um acrónimo para Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".



Iesus ****** Jesus

CHristus ****** Cristo

THeos ****** Deus

Yios ****** Filho

Soter ****** Salvador



Assim, para que um cristão identificasse um outro cristão, ele desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrario, formando assim, o desenho de um peixe, assim sabendo então que os dois eram cristão. Com o passar dos anos a figura de um peixe, associou-se ao cristianismo. Esta foi a maneira que os cristãos daquela época utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando e proclamando a fé que eles tinham em Jesus Cristo e resistindo as perseguições do Império Romano, sendo também uma forma de avisar todos os fiéis sobre onde seriam as próximas assembleias.



Também eram usados outros símbolos, como o Alfa e o Ómega (primeira e última letras do alfabeto grego, em referência ao fato de Cristo ser o princípio e o fim de todas as coisas), a âncora (representando a salvação da alma chegada ao bom porto) e o "Bom Pastor", a representação de Cristo como um pastor com as suas ovelhas, mas o peixe foi sem dúvida o símbolo mais usado pelos cristãos até à adopção da cruz.

2 comentários: